Subversão

Um prêmio em dinheiro pra quem respeita a velocidade

Experiência na Suécia prova que ideias subversivas podem resolver sérios problemas urbanos

Subversão – O pensamento subversivo é a negação do óbvio, do senso comum, dos padrões vigentes. Uma provocação, um jeito diferente de pensar, um olhar diferente para os fenômenos que nos rodeiam. Portanto, um excelente exercício é tentar subverter as coisas que você conhece.

Em 2010, a Speed ​​Camera Lottery (Loteria da Câmera de Velocidade) venceu o concurso The Fun Theory (A Teoria do Divertimento) promovido pela Volkswagen. O concurso desafiava os inventores a resolver um problema social, como o lixo e o respeito aos limites de velocidade. Mas de um jeito divertido.

Quem foi o subversivo?

A Speed ​​Camera Lottery foi projetada por Kevin Richardson, produtor sênior da Nickelodeon. Morando em São Francisco, Califórnia, inspirou-se para criar a ideia depois de ver três crianças atingidas por carros enquanto andava com seus filhos de bicicleta.

“Toda a atenção parece estar nas maçãs podres – as pessoas que estão violando a lei – e ninguém liga para os motoristas que a obedecem”, disse Richardson. Se formos pensar na ideia sob o ponto de vista psicológico, o inventor se deu conta de que as leis de trânsito trabalham exclusivamente com reforço negativo, desprezando o valor e a eficiência do reforço positivo. Sabendo ou não, a Speed Camera Lottery se trata de uma inteligente e criativa aplicação dos princípios da gamificação.

A ideia subversiva

A câmara de velocidade de Richardson era um radar que fotografava tanto as placas dos condutores que respeitavam o limite de velocidade, como as dos que estavam em alta velocidade. Os infratores recebiam em seus lares uma multa e os respeitadores um “bilhete de loteria”. O prêmio foi arrecadado com as multas aplicadas aos infratores. Um motorista bem comportado recebeu um cheque de 3 mil dólares.

O programa foi um sucesso, reduzindo a velocidade média em suas ruas de 32 para 25 km por hora, porém não foi mais utilizado em nenhum outro lugar. Estamos hoje em 2018 e nem mesmo Estocolmo repetiu a experiência. Infelizmente este é o destino de muitas excelentes ideias.


Entenda melhor o que é Subversão no vídeo abaixo:

 

Mostre Mais

Henrique Szklo

Nascido em Belo Horizonte (MG) e graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Henrique exerceu durante 18 anos a profissão de publicitário na área de criação, como redator e Diretor de Criação. Hoje é estudioso da criatividade e do comportamento humano, escritor, professor, designer gráfico e palpiteiro digital. Desenvolveu sua própria teoria - NeuroCriatividade Subversiva - e seu próprio método - Gestão do Pensamento. É professor no MBI da UFSCar, escreve no site Proxxima (M&M), é coordenador do curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte e Sócio da Escola Nômade para Mentes Criativas. Tem 8 livros publicados (humor e criatividade) e é palestrante de sucesso com passagens pelas principais capitais do país. É palmeirense.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios