Mentes CriativasSubversão

A obra de arte que valorizou 50% ao ser destruida

Banksy, um artista que ninguém sabe quem é, realizou um feito que vai ficar para a história da arte

Subversão – O pensamento subversivo é a negação do óbvio, do senso comum, dos padrões vigentes. Uma provocação, um jeito diferente de pensar, um olhar diferente para os fenômenos que nos rodeiam. Portanto, um excelente exercício é tentar subverter as coisas que você conhece.

O misterioso e subversivo artista Banksy pregou uma peça espetacular no mundo das artes fazendo com que uma de suas obras mais conhecidas se autodestruísse após ser vendida em leilão por 1,4 milhão de libras (R$ 7 milhões).

A Garota com Balão foi o item final em um leilão na Sotheby’s em Londres e logo depois da batida do martelo, a tela começou a passar por um triturador instalado no quadro. Uma ideia nada menos do que brilhante num mundo tão previsível e careta que estamos vivendo ultimamente. Certamente já arrumou seu lugarzinho na história da arte.

A casa de leilões não revelou a identidade do comprador, já que os lances foram feitos por telefone, e declarou que ele ficou surpreso com a situação. Jura? Mas quem não ficou? De qualquer maneira parece que ele ficou muito feliz com a brincadeira do artista, já que dada a exposição da mídia ao evento, estima-se a Garota com Balão tenha aumentado seu valor em, no mínimo, 50%. Ou seja, uma manifestação que teve intenção de zombar dos excessos do mercado de leilões, acabou, ironicamente, fazendo com que a obra valesse mais ainda. Marketing velado do artista ou uma reação inesperada do mercado das artes? Se ele é inteligente como aparenta ser, fica difícil imaginar que ele não esperasse por isso.

Na noite de sábado, Banksy postou um vídeo em sua página no Instagram que mostrava um triturador sendo encaixado no quadro da pintura.Até domingo de manhã, já eram mais de 6 milhões de views.

Será que Bansky estava lá? Será?

Um dos suspeitos, pois a imagem de seu celular é a mesma que apareceu no video do artistaq

Outra pergunta que povoa a mente dos envolvidos foi “Quem acionou o triturador?”. Sim, porque para saber a hora exata de realizar a brincadeira, era preciso estar presente na sala portando um aparato com algum tipo de controle remoto. Era ele pessoalmente ou algum laranja? Suspeitas pairam sobre figuras estranhas captadas pelas imagens, mas nada que pudesse ser comprovado. Mais um ponto para Banksy.

A Garota com Balão, que no ano passado foi eleita a obra de arte mais querida do Reino Unido, apareceu pela primeira vez em uma parede na Great Eastern Street, em Shoreditch, leste de Londres.

A identidade secreta de um superherói

A Garota com Balão, antes de ser valorizada

O artista anti-establishment sempre manteve seu nome e identidade como um segredo bem guardado. Ele alcançou a fama com grafites que apareceram em edifícios em todo o Reino Unido, muitas vezes marcados por tons profundamente satíricos.

Banksy chegou à fama usando estênceis para pintar imagens grafite em paredes públicas, muitas vezes com uma mensagem política tópica. Suas imagens se tornaram tão populares que alguns proprietários optaram por proteger suas criações, em vez de lavá-las.

Permanecendo anônimo, ele criou um ar de mistério que o ajudou a se tornar um dos artistas mais bem sucedidos de sua geração.


Quem é Banksy afinal?

Isso ainda é um mistério. O artista disse que nunca revelará sua identidade. Em 2008, um jornal teria afirmado que Banksy é um cara chamado Robin Gunningham. Mas não há nenhuma prova concreta. Nada foi confirmado nem negado.

Robin Gunningham, um dos suspeitos de ser Banksy

Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres afirmam ter analisado Banksy usando perfis geográficos. Técnica geralmente usada para capturar criminosos em série. Eles também suspeitam que Gunningham seja o artista.

Depois de anos de especulações, alguém sugeriu que Banksy poderia ser uma mulher. Há também versões de que o artista de rua na verdade é um coletivo de sete artistas ou que poderia até nem existir.

O mistério finalmente revelado?

Agora, os fãs acreditam que o DJ Goldie pode ter acidentalmente revelado o verdadeiro nome do misterioso pintor, em uma entrevista com o podcast Scroobius Pip’s Distraction Pieces.

Ao deixar escapar o nome “Robert”, Goldie reacendeu as teorias de que Banksy seja, na verdade, Robert Del Naja, o integrante de 52 anos do trip hop trio Massive Attack.

De onde veio o nome Banksy

Diz-se que Banksy recebeu o nome do goleiro inglês Gordon Banks enquanto jogava pela equipe local. Se isso é verdade ou não, nós sabemos é que Banksy foi um goleiro para o clube de futebol baseado em Bristol.

Pergunta final

Importa mesmo saber quem é Banksy? Pra mim não. Mas para figuras sombrias como o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ele é uma ameaça à sociedade, desfigurando a propriedade privada com seu grafite, caracterizando o a obra do artista como vandalismo. Outro ex-prefeito, o João Dória, de São Paulo, pelo jeito teve a quem puxar.


Entenda melhor o que é Subversão no vídeo abaixo:

 

Mostre Mais

Henrique Szklo

Henrique exerceu durante 18 anos a profissão de publicitário na área de criação, como redator e Diretor de Criação, mas hoje já está curado. É Filósofo da Criatividade, professor, palestrante e palpiteiro digital. Desenvolveu sua própria teoria – NeuroCriatividade Subversiva – e seu próprio método – Dezpertamento Criativo. É colaborador no site Proxxima (M&M), no Blog Café Brasil e coordenador do curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte. Tem 8 livros publicados (humor e criatividade) e é palmeirense.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios