Pense 7 Minutos

Descubra onde estão os 10 real ou vamos chamar a polícia

Mais uma charada de valor pra você tentar solucionar

Três pessoas fazem check-in em um hotel. O funcionário informa que a conta da estadia é de 300 reais, então cada pessoa paga 100 reais.

Mais tarde, o funcionário percebe que cometeu um erro: deveria ter cobrado apenas 250 reais. Então, ele pega 50 reais em notas de 10 e pede ao mensageiro que devolva o dinheiro aos hóspedes.

No caminho, porém, o mensageiro percebe que não pode dividir o dinheiro igualmente em três partes. Como os hóspedes não sabem que eles foram cobrados a mais, o mensageiro decide simplesmente dar 10 reais para cada um e embolsar o extra de 20 reais como uma gorjeta.

Cada hóspede, então, recebeu 10 reais de volta, ou seja, cada um pagou 90 reais pelo quarto, totalizando 270. O mensageiro ficou com 20. Então, 270 + 20 = 290.


Pense 7 minutos e resolva:

Se os hóspedes pagaram originalmente 100 reais, para onde foram os 10 reais que estão faltando?


Solução

A resposta é que não há reais faltando. O método de calcular o total é que foi errado.

A premissa de que adicionar o pagamento ajustado de 90 reais a cada três hóspedes, totalizando 270 reais, aos 20 embolsados ​​do mensageiro vai resultar em uma quantia incorreta. A diferença é entre a quantia real de dinheiro pago e a quantia menor de dinheiro que poderia ter sido paga.

A maneira correta de somar o total é ver onde todo o dinheiro realmente está. Tem 250 reais no caixa, 20 reais no bolso do mensageiro, e cada um dos três convidados recebe 10 reais.

250 + 20 + 10 + 10 + 10 = 300

 

Conclusão: não sumiram 10 reais. A maneira de calcular é que foi errada.

 

Pense 7 Minutos – O simples ato de refletir, de não se deixar levar pelos padrões, pelo que todo mundo pensa, pelo consagrado. É a mola propulsora da Subversão.

Veja mais metáforas divertidas na Enciclopédia das Mentes Criativas – EMC²

 

 

 

 

Fonte
Popular Mechanics
Mostre Mais

O Pensador

Ninguém conhece sua verdadeira identidade. Só se sabe que ele é o ideólogo do conceito "Pense 7 Minutos", que defende o simples ato de refletir, de não se deixar levar pelos padrões, pelo que todo mundo pensa, pelo senso comum, sendo a mola propulsora da Subversão.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios