Descubra como não virar comida de canibais
Mais uma prova de que quem pensa 7 minutos pode salvar sua própria vida
Canibais famintos capturaram três homens, mas por questões ritualísticas terão de dar a eles uma chance única de escapar sem serem devidamente deglutidos.
Os prisioneiros estão alinhados em ordem de altura e estão presos a estacas. O homem na parte de trás pode ver as costas de seus dois amigos, o homem no meio pode ver as costas do amigo a sua frente, e o homem na frente não pode ver ninguém. Os canibais mostram aos homens cinco chapéus. Três são pretos e dois são brancos.
Eles são vendados e um chapéu é colocado na cabeça de cada um. Os dois chapéus que sobraram são escondidos. As vendas são removidas e é dito aos homens que, se um deles puder adivinhar que cor de chapéu que está usando, todos podem sair ilesos.
O homem na parte de trás que pode ver os dois chapéus de seus amigos, mas não o seu, diz: “Eu não sei”. O homem do meio que pode ver o chapéu do homem da frente, mas não o seu, diz: “Eu não sei”. O homem da frente que não pode ver o chapéu de NINGUÉM diz “Eu sei!”.
Pense 7 minutos e descubra como o homem descobriu a cor de seu chapéu?
Uma solução
O homem na frente sabia que estava usando um chapéu preto porque:
- O homem de trás não viu dois chapéus brancos, senão saberia que o dele era preto. Ou ele viu dois pretos ou um de cada.
- O homem do meio entendeu a lógica. Por isso, se ele tivesse visto um chapéu branco, teria certeza de que o seu chapéu era preto. Portanto, ao dizer que não sabia qual era a cor de seu chapéu, ao homem da frente só restou uma opção: o preto.