Pense 7 Minutos

Descubra como não virar comida de canibais

Mais uma prova de que quem pensa 7 minutos pode salvar sua própria vida

Canibais famintos capturaram três homens, mas por questões ritualísticas terão de dar a eles uma chance única de escapar sem serem devidamente deglutidos.

Os prisioneiros estão alinhados em ordem de altura e estão presos a estacas. O homem na parte de trás pode ver as costas de seus dois amigos, o homem no meio pode ver as costas do amigo a sua frente, e o homem na frente não pode ver ninguém. Os canibais mostram aos homens cinco chapéus. Três são pretos e dois são brancos.

Eles são vendados e um chapéu é colocado na cabeça de cada um. Os dois chapéus que sobraram são escondidos. As vendas são removidas e é dito aos homens que, se um deles puder adivinhar que cor de chapéu que está usando, todos podem sair ilesos.

O homem na parte de trás que pode ver os dois chapéus de seus amigos, mas não o seu, diz: “Eu não sei”. O homem do meio que pode ver o chapéu do homem da frente, mas não o seu, diz: “Eu não sei”. O homem da frente que não pode ver o chapéu de NINGUÉM diz “Eu sei!”.


Pense 7 minutos e descubra como o homem descobriu a cor de seu chapéu?


Uma solução

O homem na frente sabia que estava usando um chapéu preto porque:

  • O homem de trás não viu dois chapéus brancos, senão saberia que o dele era preto. Ou ele viu dois pretos ou um de cada.
  • O homem do meio entendeu a lógica. Por isso, se ele tivesse visto um chapéu branco, teria certeza de que o seu chapéu era preto. Portanto, ao dizer que não sabia qual era a cor de seu chapéu, ao homem da frente só restou uma opção: o preto.
Pense 7 Minutos – O simples ato de refletir, de não se deixar levar pelos padrões, pelo que todo mundo pensa, pelo consagrado. É a mola propulsora da Subversão.

Veja mais metáforas divertidas na Enciclopédia das Mentes Criativas – EMC²
Mostre Mais

O Pensador

Ninguém conhece sua verdadeira identidade. Só se sabe que ele é o ideólogo do conceito "Pense 7 Minutos", que defende o simples ato de refletir, de não se deixar levar pelos padrões, pelo que todo mundo pensa, pelo senso comum, sendo a mola propulsora da Subversão.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios