
No seu auge, a Kodak vendia 90% do filme fotográfico nos EUA e 50% em todo o planeta, além de 85% das câmeras. Empregava 145.000 pessoas no mundo. 60.000 apenas na cidade de Rochester, nos Estados Unidos, sua sede. A maioria ficou desempregada quando a empresa quebrou.
O principal negócio da Kodak era vender filmes (fotográfico e cinematográfico) e seus derivados, como papeis para ampliação e a química para revelação, que hoje existem apenas para satisfazer as experiências sensoriais de jovens ávidos pela tecnologia do passado.
A chegada da câmera digital acabou com uma empresa que se pensava imbatível
Ironicamente, o primeiro protótipo de câmera digital foi criado em 1975 por Steve Sasson, um engenheiro que trabalhava para a própria Kodak. A câmera era do tamanho de uma caixa de sapatos, demorava 20 segundos para tirar uma foto de péssima qualidade e exigia conexões complicadas com uma televisão para ver. Uma beleza!

O próprio Sasson disse ao The New York Times que ouviu dos chefes que “é legal, mas não conte a ninguém sobre isso”. Não é que a Kodak tenha deixado de imaginar um novo futuro. A primeira câmera digital da Apple, a QuickTake, utilizava tecnologia Kodak, foi lançada em 1994 e custava 750 dólares.
Dizem que a Kodak inventou a tecnologia, mas não investiu nela
Na verdade, a Kodak botou muita grana em suas câmeras digitais. O problema é que eles investiram em produtos caros e sofisticados, tentando logo equiparar a qualidade do digital com os filmes tradicionais. Uma das primeiras versões das câmeras digitais da Kodak, a DCS-100. Montada no corpo de uma Nikon e acompanhada de uma unidade de armazenamento na qual se conectava, custava míseros 20 mil dólares. Enquanto isso, todo o mercado seguia oi caminho da simplicidade.

Eles até tiveram um site de arquivamento de fotos, mas acabaram vendendo por não saber lidar direito com ele. A proposta era guardar as fotos para imprimi-las quando quisesse. Ou seja, a Kodak criou uma câmera digital, investiu na tecnologia e até mesmo compreendeu que as fotos seriam compartilhadas on-line. Eles não imaginaram que o compartilhamento de fotos on-line era o novo negócio, não apenas uma maneira de expandir o negócio de impressão.
O filme não queimou totalmente
A Kodak emergiu da bancarrota, uma empresa muito menor, mas lucrativa. Ela vem vivendo de suas 7.000 patentes e desenvolvendo tecnologias em imagem digital e telas sensíveis ao toque. No terceiro trimestre de 2016, registrou lucros modestos de US $ 12 milhões.
Os 128 anos que foram para o saco

1884 O inventor americano George Eastman, que mais tarde se tornará fundador da Eastman Kodak Company, patenteia o filme fotográfico armazenado em um rolo.
1888 O nome da Kodak vira marca registrada. A primeira câmera Kodak da Eastman é lançada e custa cerca de 25 dólares (cerca de 2 mil reais no dinheiro de hoje).
1891 A empresa abre sua primeira fábrica internacional no subúrbio londrino de Harrow, aproveitando o crescente mercado fotográfico da Europa.
1900 A Kodak lança a câmera Brownie, ao preço de 1 dólar, que é faz sucesso por trazer a fotografia para as massas.
1922 A Kodak produz 235 mil quilômetros de filme cinematográfico por ano, usando um duodécimo da prata extraída anualmente nos EUA.
1925 George Eastman, agora com 71 anos, passa a presidência da empresa para William Stuber.
1969 O filme usado no pouso da Apollo 11 na Lua é fabricado pela Kodak.
1975 A Kodak se torna a primeira empresa a fabricar uma câmera digital. Demorou 23 segundos para expor cada imagem.
1976 Mais de 90% do filme fotográfico e mais de 85% das câmeras vendidas nos EUA são fabricados pela Kodak.
1994 Uma das primeiras câmeras digitais de consumo, a QuickTake, é lançada pela Apple. É feito pela Kodak.
2004 À medida que a popularidade das câmeras digitais cresce, a Kodak finalmente abandona a câmera de filme.
2005 A Kodak é a maior varejista de câmeras digitais dos EUA, faturando até US $ 5,7 bilhões em vendas.
2007 Kodak cai para o quarto maior varejista de câmeras digitais. Em 2010, é o sétimo maior.
2009 Após 74 anos de produção, a Kodak deixa de vender filme colorido de 35 mm.
2011 As ações da Kodak caem mais de 80%, em parte porque a empresa luta para cobrir os custos de pensão de seus funcionários.
2012 Kodak pede proteção contra falência.
Fonte : Independent
O que você pode aprender
- Cuidado com a soberba. Mesmo que você seja o fodão, se não tiver a humildade de estar sempre alerta e buscando aprender, cedo ou tarde a sua vaca se dirigirá ao brejo mais próximo.
- A zona de conforto é um dos lugares mais perigosos para o ser humano. Tira o foco, a concentração e nos deixa descuidados, preguiçosos e, muitas vezes, prepotentes.
- Não jogue suas ideias fora. Tudo o que você cria, mesmo que na hora não pareça uma boa ideia, deve ser guardado e, em algum momento, ser revisitado.
- Se as pessoas que decidem não estiverem preparadas para lidar com o novo, a criatividade é perda de tempo.
- Em time que está ganhando se mexe sim! Não importa o seu tamanho, não importa sua história, não importa sua marca, se você não estiver sempre em busca do novo, do diferente, do subversivo, os seus dias estarão contados
- Só pare de investir no futuro se você já estiver velho e não estiver nem aí com o que acontecer depois que você bater as botas.