

Quando observamos uma obra de arte costumamos imaginar que o artista teve uma inspiração e como num passe de mágica fez nascer a obra pronta. Não é bem assim. Toda grande obra exige esforço e geralmente possui histórias saborosas por trás de todo o processo.
Uma estátua dentro da estátua dentro da estátua
No caso da famosa escultura de David, por exemplo, encontrada na Galleria dell’Accademia em Florença, Michelângelo utilizou um bloco de mármore que havia sido descartado duas vezes por outros escultores. Agostino di Duccio desistiu de um projeto e o bloco permaneceu intocado por 10 anos. Após este período de abandono, Antonio Rossellino desceu o martelo na pedra, mas acabou ficando com preguiça de continuar. Michelângelo finalmente conseguiu por as mãos no mármore rejeitado que esperou 40 anos por alguém que finalmente o esculpisse.

MMA bíblico
Outra curiosidade: De longe, como todo mundo o observa, David parece imponente e confiante. De perto, no entanto, seu olhar revela nervosismo, uma certa agressividade e até medo. Michelângelo não criou essa expressão por acaso. Alguns estudiosos acreditam que Davi foi retratado se preparando para lutar contra Golias.
Outros dizem que David está segurando uma arma na mão direita, provavelmente uma funda. Dois médicos florentinos examinaram David e ficaram impressionados com o nível de detalhes anatômicos da estátua. A tensão na perna direita, o aperto dos músculos entre as sobrancelhas e a abertura das narinas são consistentes com um David preparando-se para arremessar uma pedra contra um inimigo.

Nem tudo é grande em David
O fato de David ser pouco avantajado, se é que você me entende, é uma piada comum entre os italianos e a maioria das pessoas se pergunta por que Michelângelo fez esta sacanagem com um sujeito tão bacana e heroico. A explicação provável é que alguém que está prestes de lutar pela vida não fica exatamente excitado. O sangue, nesta hora, flui para lugares mais importantes do corpo. Taí uma boa desculpa para quem sofre do mesmo drama.
O que você pode aprender
- Nenhum trabalho criativo de alto nível surge como mágica, sem esforço, sem dedicação, sem o tempo necessário para se chegar à excelência.
- Toda obra que ficou para a história precisou de sangue, suor e lágrimas. Não só na produção da ideia em si, mas em todos os anos de aprendizado, estudo, preparação e experiência do autor.
- Se alguém acha que uma ideia não tem futuro você não precisa concordar. Ideias abandonadas podem crescer com olhares diferentes. O lixo de um homem é o tesouro de outro.
- Quem quer produzir um trabalho realmente criativo precisa se preocupar com os mínimos detalhes, mesmo aqueles que podem passar despercebidos por olhos menos treinados. Se a preguiça for maior que a vontade de se fazer um grande trabalho, é melhor desistir antes de começar. Ou se conformar com um trabalho meia-boca.
- Ao criar, você não precisa se preocupar se as pessoas vão entender ou até mesmo notar todos os aspectos de da sua ideia. O importante é que reconheçam a força e a qualidade do todo. As pessoas se encantam com David mesmo sem perceber os detalhes descritos na matéria.
- Um herói não precisa ser bem-dotado.