Lendas do Mundo Criativo

Quando Picasso deixou oficial da Gestapo com cara de bunda

Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer

Guernica, um óleo sobre tela medindo 350 por 782 cm, provavelmente a pintura mais famosa de Pablo Picasso, está exposta no Museo Reina Sofia, no centro de Madri. Picasso pintou Guernica em 1937, depois que bombardeiros alemães e italianos praticamente destruiram a cidade de Guernica, no País Basco da Espanha, em 26 de abril daquele ano, durante a Guerra Civil Espanhola.

Apesar de muita gente jurar de pé junto que a história abaixo é verdadeira, não existe de fato um consenso sobre ela, por isso resolvemos publicá-la na seção Lendas do Mundo Criativo.

Uma obra-prima de resposta

Em 1942, durante a ocupação alemã de Paris, um agressivo oficial da Gestapo foi ao estúdio de Picasso e encontrou um postal com uma imagem de Guernica. O oficial resolveu confrontar o pintor.

“Você fez isso?”, perguntou o oficial.

“Não senhor. Você fez.”


Video da BBC sobre Guernica (ING)

Guernica em 3D, obra de Lena Gieseke

Mostre Mais

Galera da Redação

Equipe multidisciplinar composta por filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, semiólogos, zoólogos, paleontólogos, teólogos, epistemólogos, tarólogos, bacteriólogos, monólogos, ufólogos, podólogos e egiptólogos, responsáveis por definir os conteúdos do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo