FloripaLendas do Mundo Criativo

O segredo criativo de um mestre construtor de barcos

Típica de Florianópolis, Canoa de um Pau Só é quase uma obra de arte

Dona Laura, Canoa de um Pau Só, na Praia da Armação em Floripa

Os açorianos chegaram à Florianópolis no século XVIII e deixaram grande influência cultural. A começar pelos índios Carijós, que aprenderam com eles a construir Canoas de um Pau Só, entalhadas em apenas um tronco de árvore, geralmente a Garapuvú, símbolo de Florianópolis. Uma madeira leve e macia, que facilita o entalhe, mas que hoje é preservada por razões ecológicas. Se bem cuidada, uma Canoa de um Pau Só pode chegar a 100 anos de idade.

Isso me lembrou uma história que ouvi não sei de quem, nem sei quando, sobre um artesão de barcos de madeira não sei de onde, mas que fez uma afirmação impagável. Perguntado sobre qual era seu processo entalhe, deu a resposta que merece ficar guardado nos anais da história da Criatividade:

“Eu pego um pedaço de madeira e tiro tudo o que não é barco”.

Gênio!

Mostre Mais

Henrique Szklo

Nascido em Belo Horizonte (MG), graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP e pós-graduado em Neuropsicologia pela FAMEESP, exerceu durante 18 anos a profissão de publicitário na área de criação, como redator e Diretor de Criação. Hoje é pesquisador da criatividade e do comportamento humano utilizando uma abordagem neuropsicológica do assunto. Além disso é escritor, professor, designer gráfico, palestrante e palpiteiro digital. É professor do MBI da UFSCar e Publisher do Portal Mentes Criativas. Tem 8 livros publicados (humor e criatividade), é palmeirense e não-negacionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo