Exercício da Semana

Vilão também tem coração

Vamos exercitar a mudança de posição da câmera mental

Informações

  • Material: Papel e caneta ou editor de texto de computador
  • Tempo: 10 minutos
  • Após terminar, leia o que você aprendeu com ele
  • Poste nos comentários

Desde pequenos somos acostumados a condenar os vilões em todas as histórias. Porém, esta é uma visão muito maniqueísta. Não existe ninguém 100% mal, nem 100% bom. Então pense nos vilões como pessoas mal-compreendidas. Nem sempre o que eles fazem, seu comportamento, é fruto de uma maldade incurável e extrema.

|  Seu desafio  |

IMPORTANTE: Realize cada passo antes de passar para o seguinte.

Primeiro passo

Escolha um vilão. Quanto mais malvado melhor.

Segundo passo

Escreva um texto de, no máximo, 10 linhas, em primeira pessoa, se colocando no lugar deste vilão, justificando o porquê de ele ser como é e fazer o que faz. Este texto deve sensibilizar as pessoas a ponto de perdoá-lo, pelo menos parcialmente, por suas ações.

O que você aprendeu com este exercício

Se formos analisar as coisas friamente, não existe o certo nem o errado. Tudo pode ser analisado de forma diferente, dependendo do ponto de vista. Por isso, para criar não podemos partir de nenhuma premissa, de nenhuma ideia pré-concebida, preconceitos e senso comum.

Podemos enxergar tudo sob vários pontos de vista. Mudar a posição da câmera mental. Enxergar o mundo sob os olhos de outra pessoa. É isto que se chama comumente de Pensamento Lateral.

Ao nos colocarmos no lugar do vilão cruel, seremos obrigados a encontrar justificativas convincentes para sensibilizar aqueles que nos ouvirem. Este desafio exigiu de você criatividade, desprendimento e amplitude de visão.

 

Tags
Mostre Mais

Amaral, o amoral

Entidade que habita nosso cérebro com a capacidade de pensar em qualquer coisa, sem julgamento. Um ser amoral, separado de nossa consciência, nossas crenças e visão de mundo. Graças ao Amaral, conseguimos criar sem a preocupação de estarmos indo contra a nossa própria lógica, ignorando tranquilamente os conceitos de "certo" e "errado".

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 18 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Fechar
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios