Você fica mais criativo quando está cansado
Ao contrário do que possa parecer, a fadiga é amiga da criatividade. Palavra de um especialista
Hoje eu resolvi pegar emprestado o ensinamento de um mestre da criatividade: Lorne Michaels, criador e produtor do Saturday Night Live, programa de humor que está há mais de 40 anos no ar nos Estados Unidos. A maioria dos grandes humoristas estadunidenses ficou conhecido ao fazer parte do elenco fixo do programa. E ser um convidado especial é sinal de grande prestígio para qualquer artista.
A fadiga é sua amiga.
Lorne Michaels
Segundo Michaels, “há um momento em que, pelo menos do meu ponto de vista, a faculdade crítica acaba bloqueando a faculdade criativa. Por isso, quando você está cansado, crie assim mesmo, porque todos os tipos de ideias diferentes surgirão neste momento.”

Michaels, que desenvolveu centenas de talentos como Will Ferrell, Jimmy Fallon e Eddie Murphy diz que quando estamos cansados, perdemos o filtro. E, completa, “alguém acaba tomando um caminho que normalmente jamais teria tentado.”
Isso se explica porque um dos maiores temores das pessoas, e que as impede de criar, é a dificuldade de lidar com o julgamento: seu próprio e, principalmente, dos outros. Temos padrões arraigados para seguir e a coisa criativa não está entre eles. Quando estamos cansados, nosso filtro, aquele que faz com que nos preocupemos com a Opinião dos Outros, também fica cansado e baixa a guarda. A partir daí, qualquer coisa que estiver passando na cabeça passa a ser considerada um potencial produto criativo. Quem diria?
É claro que todos podemos ser criativos com a cabeça descansada. Uma coisa não invalida a outra. É apenas mais uma técnica dentre tantas. O que importa, no final das contas, é se ela funciona para você ou não.