Ensinamentos de São Magaiver

Você fica mais criativo quando está cansado

Ao contrário do que possa parecer, a fadiga é amiga da criatividade. Palavra de um especialista

Hoje eu resolvi pegar emprestado o ensinamento de um mestre da criatividade: Lorne Michaels, criador e produtor do Saturday Night Live, programa de humor que está há mais de 40 anos no ar nos Estados Unidos. A maioria dos grandes humoristas estadunidenses ficou conhecido ao fazer parte do elenco fixo do programa. E ser um convidado especial é sinal de grande prestígio para qualquer artista.

A fadiga é sua amiga.

Lorne Michaels

Segundo Michaels, “há um momento em que, pelo menos do meu ponto de vista, a faculdade crítica acaba bloqueando a faculdade criativa. Por isso, quando você está cansado, crie assim mesmo, porque todos os tipos de ideias diferentes surgirão neste momento.”

O humorista Lorne Michaels

Michaels, que desenvolveu centenas de talentos como Will Ferrell, Jimmy Fallon e Eddie Murphy diz que quando estamos cansados, perdemos o  filtro. E, completa, “alguém acaba tomando um caminho que normalmente jamais teria tentado.”

Isso se explica porque um dos maiores temores das pessoas, e que as impede de criar, é a dificuldade de lidar com o julgamento: seu próprio e, principalmente, dos outros. Temos padrões arraigados para seguir e a coisa criativa não está entre eles. Quando estamos cansados, nosso filtro, aquele que faz com que nos preocupemos com a Opinião dos Outros, também fica cansado e baixa a guarda. A partir daí, qualquer coisa que estiver passando na cabeça passa a ser considerada um potencial produto criativo. Quem diria?

É claro que todos podemos ser criativos com a cabeça descansada. Uma coisa não invalida a outra. É apenas mais uma técnica dentre tantas. O que importa, no final das contas, é se ela funciona para você ou não.

Mostre Mais

São Magaiver

Santo protetor da Criatividade e da capacidade de nos adaptarmos à novas situações de maneiras inusitadas. Ele é o mestre das soluções de problemas, um verdadeiro modelo de comportamento no que diz respeito à utilização do que se tem a mão para resolver problemas dos mais diferentes tipos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios