O processo criativo não permite um aprendizado formal, portanto a única maneira de desenvolvermos a nossa capacidade de criar com desenvoltura é tentando insistentemente produzir material criativo, sem julgamento, sem preocupação com a qualidade e nenhum tipo de cobrança.
O cérebro é como um músculo: precisa exercitar-se para melhorar seu desempenho. Além disso, quanto mais o utilizamos, mais ele aprende. Pode ser até que você não perceba a diferença, afinal estamos falando de um aprendizado cognitivo, inconsciente.
Outra característica de nosso cérebro é que ele busca lógica como cachorro vai atrás de um osso. Ao repetir consistentemente o ato de criar, ele acabará por compreender a lógica do processo, mesmo que você não consiga verbaliza-la.
Todas as semanas publicamos um exercício novo. Não deixe de fazê-los. Repita algumas vezes. Se achar que precisa de mais, procure mais exercícios na internet. Crie uma rotina e não falhe. Posso garantir que sua capacidade criativa vai crescer conforme sua experiência. Boa sorte.