Quando Antoine de Saint-Exupéry virou Zé Perri
Autor de O Pequeno Príncipe pousou várias vezes em Floripa
Existem fortes evidências de que Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe, Conde de Saint-Exupéry, popularmente conhecido como Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro ‘O Pequeno Príncipe’, esteve em Florianópolis algumas vezes entre a década de 1920 e 1940.
O francês era piloto do serviço de correios aéreos Aéropostale, e a região do Campeche, no sul de Florianópolis, era utilizada como pista de pouso, para descanso e reabastecimento, na rota entre Paris e Buenos Aires.
O pai do príncipe fez amizade com os pescadores locais e, como não podia deixar de ser, deixou de ser Aintoine de Saint-Exupéry para virar Zé Perri.
O bairro Campeche têm hoje diversas referências ao Zé Perri. A avenida onde fica o antigo aeródromo se chama justamente Pequeno Príncipe.
“O nome Campeche veio da Ilha, que era utilizada como referência para o pouso. Porém, em francês, este nome parece ‘Camp et Pêche’, que seria ‘Campo da Pesca’. Como era uma vila de pescadores, pode ter acontecido de os franceses trocarem o significado original da palavra”, afirma Mônica Cristina Correa, da Fundação Saint Exupery, da Ong Zeperri e Doutora em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo – USP.