Almanaque Criativo

Por que o primeiro metrô do mundo não tinha janelas

Aprendendo com a experiência

Inaugurado em 1890, a City & South London Railway foi a primeira estrada de ferro elétrica subterrânea do mundo, o que hoje chamamos de metrô.

O fato curioso é que além de ser construido em madeira, as janelas não foram incluídas no projeto porque pensava-se à época que não havia nada para os passageiros verem, já que todo o trajeto era feito por túneis escuros.

Um agravante é que as portas se localizavam na extremidade do vagão e as plataformas de embarque eram pequenas com portões de aço em cada extremidade. Quando o trem chegava a cada estação, funcionários gritavam seu nome para que os passageiros lá dentro deste caixão ambulante soubessem onde eles haviam chegado.Mas nem todo mundo ouvia seus gritos.

Imagine, então, que na hora do rush, cada vagão chegava a ter até 72 pessoas e a maioria tentava se concentrar à porta para saber em que estação estavam. Demorou um pouco, mas em 1900 resolveram reformar os vagões, desta vez instalando janelas. Esse modelo foi aposentado em 1924, quando a linha foi modernizada.

MORAL DA HISTÓRIA

Quando criamos algo realmente novo, não há como prever todas as circunstâncias que enfrentaremos ao longo do tempo. Os problemas fatalmente surgirão e só aí poderemos fazer as correções necessárias. A ausência de janelas no primeiro metrô era, na verdade, uma observação lógica em razão da inexistência de conhecimento prévio por parte de todos os envolvidos. Não era impossível, mas seria muito difícil imaginar o problema apenas por dedução.

 

Fonte
Museu do Transporte de Londres
Tags
Mostre Mais

Coord. Pedagógica

Equipe multidisciplinar composta por filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, semiólogos, zoólogos, paleontólogos, teólogos, epistemólogos, tarólogos, bacteriólogos, monólogos, ufólogos, podólogos e egiptólogos, responsáveis por definir os caminhos pedagógicos da Escola Nômade para Mentes Criativas,

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios