Almanaque Criativo

Lewis Carroll era um pedófilo?

Lorina, Edith e Alice Liddell, fotografadas por Lewis Carroll, 1858

Lewis Carroll e Alice Liddell

Quando nos deparamos com uma história como Alice no Pais das Maravilhas, nos encantamos com o talento e a sensibilidade de seu criador. Mas, na maioria das vezes, não temos a menor ideia dos bastidores, do que há por trás dessas obras, de como elas foram produzidas e quais foram suas inspirações. Ficamos de certa forma nas mãos do autor que tem a prerrogativa e o privilégio de fornecer uma versão que, querendo ou não, é a que as pessoas consideram mais verossímil. Até hoje não se sabe, por exemplo, se Lucy in the Sky with Diamond de John Lennon tem realmente a ver com LSD. John negou até a morte.

Uma história nada maravilhosa

Em artigo publicado no site All Thats Interesting, o escritor Mark Oliver, faz afirmações aterradoras sobre os bastidores da obra-prima de Lewis Carroll. Acompanhe.

Era uma vez um rapaz de 20 anos que gostava de fotografar chamado Lewis Carroll. Ele conheceu um casal muito simpático, os Liddell, e logo nasceu uma linda amizade entre eles. Tanto que em pouco tempo foi autorizado a tirar fotos das 3 filhas do casal: Lorina, Edith e Alice Liddell, então com 3 anos de idade.

Até que um belo dia, em 1958, em Oxford, na Inglaterra, Lewis Carroll estava em um barco a remo levando as 3 meninas para um piquenique quando contou uma história de improviso a elas cuja protagonista se chamava Alice, em homenagem à pequena que a aquela altura tinha 10 anos. Ela ficou tão encantada que começou a encher o saco do tio Lewis até que ele concordasse em escrevê-la.

Seria um bom storytelling, uma história fofa por trás de outra história fofa. Se não fosse o fato de que o tio Lewis era, muito interessado nas 3 meninas e, particularmente, na pequena Alice.

Alice Liddell, fotografada por Lewis Carroll. 1858

Entre as milhares de fotos que Carroll tirou, podemos encontrar uma Alice sensualizada, com os ombros de fora, numa idade em que qualquer pai acharia inapropriada, pelo menos para a época.

Mas não era só em Alice para quem Lewis Carroll mirava sua câmera. Anos após sua morte, encontraram escondidas em sua coleção particular várias fotos e pinturas de meninas nuas, inclusive da irmã de Alice, Lorina, ainda muito jovem, talvez antes até da puberdade.

Até que um dia Lewis tomou coragem e pediu aos pais de Alice que ela se tornasse sua noiva, na flor dos 11 anos de idade. Finalmente os Liddels enxergaram o óbvio e acabaram recusando. Ele ainda manteve alguns encontros com sua mini musa, sempre na companhia da mãe. Mas o relacionamento não engrenou.

Anos depois, Alice Liddell se casou com um jogador de críquete chamado Reginald Hargreaves e, mais tarde, ela venderia o primeiro rascunho de Alice no País das Maravilhas que Carroll lhe deu de presente.

Lewis Carroll manteve ao longo dos anos um diário muito detalhado de sua vida e que sobreviveu ao tempo. Porém, as páginas que ele escreveu entre 1858 e 1862, justamente quando Alice tinha menos de 10 anos, foram arrancadas e não se tem notícia delas. Provavelmente foram destruídas.

Charles Lutwidge Dodgson, verdadeiro nome de Carroll, nunca se casou. Escreveu mais alguns livros, mas nenhum deles chegou perto do sucesso de Alice no País das Maravilhas.

Moral da história:

Se não levarmos em conta o abominável comportamento do autor, este episódio deixa clara a importância de um forte sentimento, de uma emoção arrebatadora para estimular o pensamento criativo. Nós, seres humanos, somos movidos à paixões: saudáveis ou não.

Fonte
All Thats Interesting
Mostre Mais

Coord. Pedagógica

Equipe multidisciplinar composta por filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, semiólogos, zoólogos, paleontólogos, teólogos, epistemólogos, tarólogos, bacteriólogos, monólogos, ufólogos, podólogos e egiptólogos, responsáveis por definir os caminhos pedagógicos da Escola Nômade para Mentes Criativas,

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios