Abaixo a Criatividade

Criatividade faz mal: deixa as pessoas inseguras e ansiosas

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando

A vida de hoje já está suficientemente complicada para piorar ainda mais tentando ser criativo. Não faça isso. Acredite: não é uma coisa inteligente a se fazer. Para se vencer na vida, precisamos estar mentalmente equilibrados, com capacidade de tomar decisões de cabeça fria e serenidade. Porém, se insistirmos em ser criativos (sim, tem gente sem noção) a nossa capacidade de resolver problemas será seriamente afetada. O criativo está sempre arriscado a sujar suas calças. E isso não é uma coisa bonita de se ver.

Qualquer ideia nova provoca insegurança, ansiedade e medo, muito medo. Então pra que se colocar nesta situação? Não é melhor fazer as coisas como todo mundo faz e sair dos problemas com a cabeça erguida? Mais do que isso: quando você faz alguma coisa dentro dos padrões, seu traseiro está garantido, afinal de contas, mesmo se tudo der errado, as pessoas terão de concordar que você fez o que era certo. Dar certo ou errado foi obra do acaso, Por isso a tolerância ao erro será muito maior.

Já se você se meter a engraçadinho e quiser resolver o problema de uma forma inusitada, o risco de você se dar mal é imenso. É uma faca afiada no seu pescoço. Ou sua ideia resolve o problema de forma categórica e inquestionável ou sua reputação estará arranhada para sempre. É isso que você quer? Arriscar ser taxado de maluco, idiota, débil mental, burro? E não é só uma questão particular. Já pensou no que seus amigos, sua família em geral e seus filhos em particular sofrem quando a sociedade cai de pau em quem quer dar uma de criativo?

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.”Pedrão Anônimo

Mas na vida nem tudo é como a gente gostaria. Nem tudo são rosas. Às vezes somos obrigados a tomar decisões pretensamente criativas, já que problemas inéditos não têm soluções conhecidas. Toda vez que por alguma infelicidade temos de apelar para a maldita criatividade, nosso caminho fica mais tortuoso, preocupante, escorregadio. É como se para chegar a um lugar precisemos tomar uma estrada estreita, lamacenta a beira de um abismo sendo que estamos acostumados a dirigir em autopistas, asfaltadas, muitas faixas, sinalizadas e seguras.

Concluindo: sempre que você puder usar a criatividade para resolver seus problemas, não o faça! Confie em mim. Vai ser melhor pra você.


Conheça melhor quem é o Pedrão

Mostre Mais

Pedrão

Entidade que habita nosso cérebro, ele é o responsável por proteger nosso conjunto padrões e, consequentemente, evitar pensamentos e atos criativos. É nosso filtro social. Tudo o que fazemos e pensamos e como agimos passa por seu crivo para que estejamos sempre de acordo com nossa programação mental. Se você tem dificuldades para criar, a culpa é dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios