A história da @ vai muito além do email
Como uma tecla raramente usada na máquina de escrever se tornou o símbolo da comunicação eletrônica

A origem do símbolo em si é um mistério. Uma teoria é que os monges medievais, para economizar tinta e papel, converteram a palavra latina “para” – ad — para “a”, com a parte da frente do “d” passando por cima. O primeiro uso documentado foi em 1536, em uma carta de Francesco Lapi, um comerciante florentino, que usou @ para representar unidades de vinho chamado ânforas, que foram enviados em grandes jarros de barro.
Cada um no seu cada um
Um símbolo que é nomeado conforme cada povo enxerga seu desenho. Em italiano, @ é “chiocciola” (caracol), em sueco “snabel” (tromba de elefante) e em holandês “apestaart” (rabo de macaco). Em Israel é “shtrudel” e na Áustria é “strudel”. Seguindo esta lógica, no Brasil até poderia ser “rocambole”. Mas em português e espanhol é conhecido como “arroba” mesmo.
O comércio manteve o símbolo vivo ao longo dos séculos
Comerciantes na Idade Média usavam a @ em seus livros de contabilidade. Era colocada entre a quantidade de mercadoria e seu preço. Por exemplo, o registro [email protected]£4 significava 15 unidades de um produto ao preço de 4 libras cada. Nessa época, o símbolo @ já era conhecido na Inglaterra como “at” (significando “a” ou “em”).

No século XIX, nos portos da Espanha, o comércio e a indústria imitavam os tipos comerciais e as medidas utilizados na Inglaterra. Mas como os espanhóis desconheciam o significado atribuído pelos ingleses ao símbolo @, supuseram que seria uma unidade de peso.
A palavra “arroba” vem do árabe “ar-rub” (a quarta parte) e até hoje é utilizada na Espanha como medida para líquidos, principalmente vinhos e azeite. No Brasil, a arroba ainda é utilizada como unidade de peso na indústria pecuária e equivale a 15 kg.
A @ como símbolo da internet

Por volta de 1874 começaram a ser comercializadas nos Estados Unidos as primeiras máquinas de escrever e o seu teclado ainda não incluía o símbolo @. Mas em pouco tempo, principalmente a partir de 1900, a @ ganhou o status de caractere permanente na maioria dos teclados.
A utilização da @ nos endereços de e-mail começou em 1971 graças ao cientista da computação estadunidense Ray Tomlinson, que enviou a si mesmo a primeira mensagem de correio eletrônico. A escolha do símbolo se deu por uma questão bastante prosaica e prática: Ray queria um símbolo já existente nos teclados das máquinas de escrever e computadores, que fosse muito pouco utilizado e que não fosse usado em nomes de pessoas. A escolha foi quase óbvia.