A História das Coisas

A história da @ vai muito além do email

Como uma tecla raramente usada na máquina de escrever se tornou o símbolo da comunicação eletrônica

Símbolo @ usado como o inicial “a” para a fórmula “amin” (amém) no búlgaro da Crônica de Manassés (c. 1345)

A origem do símbolo em si é um mistério. Uma teoria é que os monges medievais, para economizar tinta e papel, converteram a palavra latina “para” – ad — para “a”, com a parte da frente do “d” passando por cima. O primeiro uso documentado foi em 1536, em uma carta de Francesco Lapi, um comerciante florentino, que usou @ para representar unidades de vinho chamado ânforas, que foram enviados em grandes jarros de barro.

Cada um no seu cada um

Um símbolo que é nomeado conforme cada povo enxerga seu desenho. Em italiano, @ é “chiocciola” (caracol), em sueco “snabel” (tromba de elefante) e em holandês “apestaart” (rabo de macaco). Em Israel é “shtrudel” e na Áustria é “strudel”. Seguindo esta lógica, no Brasil até poderia ser “rocambole”. Mas em português e espanhol é conhecido como “arroba” mesmo.

O comércio manteve o símbolo vivo ao longo dos séculos

Comerciantes na Idade Média usavam a @ em seus livros de contabilidade. Era colocada entre a quantidade de mercadoria e seu preço. Por exemplo, o registro [email protected]£4 significava 15 unidades de um produto ao preço de 4 libras cada. Nessa época, o símbolo @ já era conhecido na Inglaterra como “at” (significando “a” ou “em”).

Os criadores do símbolo @ talvez sejam monges escribas

No século XIX, nos portos da Espanha, o comércio e a indústria imitavam os tipos comerciais e as medidas utilizados na Inglaterra. Mas como os espanhóis desconheciam o significado atribuído pelos ingleses ao símbolo @, supuseram que seria uma unidade de peso.

A palavra “arroba” vem do árabe “ar-rub” (a quarta parte) e até hoje é utilizada na Espanha como medida para líquidos, principalmente vinhos e azeite. No Brasil, a arroba ainda é utilizada como unidade de peso na indústria pecuária e equivale a 15 kg.

A @ como símbolo da internet

Protótipo da máquina de escrever Sholes e Glidden, a primeira máquina de escrever comercialmente bem-sucedida, (1873) Foto: George Iles

Por volta de 1874 começaram a ser comercializadas nos Estados Unidos as primeiras máquinas de escrever e o seu teclado ainda não incluía o símbolo @. Mas em pouco tempo, principalmente a partir de 1900, a @ ganhou o status de caractere permanente na maioria dos teclados.

A utilização da @ nos endereços de e-mail começou em 1971 graças ao cientista da computação estadunidense Ray Tomlinson, que enviou a si mesmo a primeira mensagem de correio eletrônico. A escolha do símbolo se deu por uma questão bastante prosaica e prática: Ray queria um símbolo já existente nos teclados das máquinas de escrever e computadores, que fosse muito pouco utilizado e que não fosse usado em nomes de pessoas. A escolha foi quase óbvia.

 

Fonte
A Origem das CoisasSmithsonian.comWikipedia
Mostre Mais

Coord. Pedagógica

Equipe multidisciplinar composta por filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, semiólogos, zoólogos, paleontólogos, teólogos, epistemólogos, tarólogos, bacteriólogos, monólogos, ufólogos, podólogos e egiptólogos, responsáveis por definir os caminhos pedagógicos da Escola Nômade para Mentes Criativas,

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios