Almanaque CriativoIdeaListas

8 razões porque músicos usam tapetes persas no palco

Você já reparou que na maior parte dos shows de música os palcos são cobertos por tapetes persas? Por que tapetes? E por que persas?

Você já se perguntou por que a maioria dos músicos, quando em apresentação ao vivo, usam tapetes persas no palco? É modinha ou um daqueles costumes que ninguém sabe porquê nem como começou?

Resolvemos fazer uma pesquisa e várias coisas interessantes surgiram. E como acontece com a maioria das coisas, existem respostas lógicas, mas também aquelas mais poéticas.

Eis aqui um apanhado das melhores explicações:

1 Os palcos são naturalmente escorregadios, além do fato de muitos artistas suarem bastante e/ou derramarem álcool no chão durante os shows. Um tapete oriental é uma maneira confiável de obter alguma tração em caso de movimentos bruscos.

2 Os palcos geralmente têm pisos duros e como a maioria das apresentações envolvem a permanência dos músicos por longos períodos de tempo, o tapete reduz a fadiga por causa de sua maciez. Ainda mais se o artista estiver descalço em um palco de madeira.

3 Uma apresentação ao vivo pode envolver dezenas de fios entrecruzados no palco (ou centenas, como no caso do U2). Colocá-los sob os tapetes diminui as chances de um músico tropeçar neles no meio do espetáculo, ou até mesmo tomar um choque. Além disso, cobrir todo este emaranhado caótico, como fazemos em nossas casas, deixa o ambiente mais organizado e visualmente agradável.

4 Os palcos são construídos para refletir o som e, devido à colocação de amplificadores e alto-falantes, isso os torna o local mais barulhento durante um show. Os músicos precisam reduzir o nível de ruído no palco para que possam se ouvir e se manter em sincronia – e um tapete grosso é um atenuador de som relativamente barato, fácil, eficaz, e que não afeta o público.

5 Muitos instrumentos envolvem pedais (teclado, guitarra, bateria) e, como mencionado anteriormente, o palco é escorregadio. No calor da apresentação, é fácil acidentalmente chutar uma dessas peças até fora do alcance. Colocar pedais no tapete ajuda a mantê-los estáveis na frente do artista.

6 Um tapete oriental é mais elegante do que um tapete comum e dá ao músico uma maneira extra de expressar seu lado criativo. Estar no palco na frente de dezenas/centenas de milhares de pessoas é uma experiência angustiante, mesmo para artistas veteranos, e qualquer sinal de familiaridade ajuda o músico a relaxar, sentir-se em casa e se apresentar melhor. Um tapete oriental não é apenas um lembrete subconsciente de casa – muitos músicos também fazem seus ensaio sobre tapetes orientais, por muitas das razões listadas acima. Assim, ter o tapete lá no palco do show faz a apresentação parecer uma coisa mais rotineira, no bom sentido da palavra.

7 Tradição. Orquestras profissionais usavam tapetes com base em certos instrumentos de percussão que começaram há centenas de anos, e o hábito de colocar tapetes no palco acabou sendo adotado também pela música moderna. Então, em última análise, a razão pela qual eles ainda usam tapetes orientais pode ser simplesmente porque é assim que os técnicos sempre fizeram isso.

8 Encontramos também outros argumentos menos citados como: são classudos; não aparentam sujeira, evitando lavagens constantes; facilidade de transporte e manuseio, já que basta desenrolar e enrolar; e que cheiram bem, pelo menos enquanto novos. Apesar de serem 3 argumentos diferentes, resolvemos colocar no mesmo item já que são menos confiáveis.

Então, se você pretende ser músico, antes de comprar sua guitarra, sua bateria ou piano, certifique-se que tem verba para os tapetes persas, porque eles custam verdadeiras fortunas.

Tags
Mostre Mais

Coord. Pedagógica

Equipe multidisciplinar composta por filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, semiólogos, zoólogos, paleontólogos, teólogos, epistemólogos, tarólogos, bacteriólogos, monólogos, ufólogos, podólogos e egiptólogos, responsáveis por definir os caminhos pedagógicos da Escola Nômade para Mentes Criativas,

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios