Podcast | Rádio Cachola

José Bueno, Arquiteto Social, Aikidoca e vice-versa

Difícil de definir sua principal atividade, esse mestre do Aikidô e das relações humanas sabe muito bem como inspirar as pessoas que o conhecem

Conheci o Zé Bueno no MBI da UFSCar, onde damos aula, e fiquei impressionado com a sua capacidade de integrar as pessoas e trazer um pouco de harmonia para suas vidas. Ao conhecer seus projetos pessoais tive mais algumas pistas de quem era o cara: preocupação com os rios de São Paulo, com as pessoas mais velhas, em como conscientizar os homens a lidar com as mulheres da melhor forma possível. Tudo temperado com a sabedoria do Aikidô, arte que abraçou há tempos e que desde então determina os rumos de sua vida.

Neste episódio, gravado nos estúdios da Play it Again, falamos sobre seu trabalho como arquiteto social, sua visão de mundo muito particular, seus projetos e, é claro, sobre Aikidô.

Quem é o Zé, por ele mesmo

Tenho raízes profundas na Arquitetura e no Aikido. Como arquiteto e mestre em Aikido, ajudo indivíduos, famílias e lideranças em empresas integrando a experiência sensorial ao processo cognitivo para o desenvolvimento de uma consciência integral.

Ética, harmonia, integridade, respeito à diversidade, coragem, sensibilidade, resiliência, percepção sistêmica e generosidade são qualidades que podem e devem ser encorporadas por meio de experiências individuais e coletivas. Meu trabalho é oferecer oportunidades de aprendizagem de novas memórias sobre liderança, educação e cidadania.

Clientes: Adigo, Allianz, Amana-Key, Anima Educação, Banco Santander, BRFoods, Caixa Econômica Federal, Colégio Bandeirantes, ECT, Danisco, DuPont, EcoSocial, Eletrobrás, Essilor, ESPN, Faurecia, FIEMG, Fundação Getúlito Vargas, Governo do Amazonas, Grupo Pão de Açucar, Grupo Boticário, Holcim, Impact Hub São Paulo, Magazine Luiza, Merck, Natura, Novartis, Perestroika, Philips, PriceWaterHouse, Rabobank, Receita Federal, Rede UBUNTU, Sabesp, SESC-SP, SEBRAE, Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas da União, Universidade da Experiência, Via Varejo, WWF-BR

O LinkedIn do Zé

5070

5070 é uma iniciativa criada por Mauro Sato, 62 e José Bueno, 58 para explorar o potencial criativo e empreendedor da fase de vida entre os 50 e 70 anos. Por meio de encontros presenciais reunímos homens e mulheres na RODA 5070 que já aconteceu em várias cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasilia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Lisboa e Porto. Em Setembro de 2019 vamos oferecer uma jornada em Portugal chamada TURISMO 7.0. Será uma experiência multigeracional de turismo profundo para inspirar novos horizontes e conexões para o público 5070.

Rios & Ruas

A iniciativa RIOS & RUAS foi criada em 2010 em parceria com o geógrafo Luis de Campos Jr.
Nosso propósito: promover e inspirar múltiplas ações para que milhões de pessoas DESCUBRAM, VEJAM e QUEIRAM nossos rios LIMPOS E LIVRES.

Despertar a consciência dos paulistanos para uma nova convivência com os elementos vivos da natureza urbana de São Paulo é aprofundar a reflexão sobre o uso do espaço público, sobre o desenvolvimento da cidade onde vivemos e sobre o futuro que deixaremos como legado para nossos filhos e netos.

Nos últimos três anos milhares de pessoas já participaram de palestras, oficinas e expedições por rios urbanos em São Paulo e inúmeras matérias foram produzidas nos principais veículos da imprensa.

Acompanhe as novidades sobre RIOS & RUAS

Dojo Harmonia

O Dojo Harmonia nasceu em 1994 como ambiente para cultivar a harmonia, a camaradagem, a cooperação e a convivência pacífica na sociedade por meio da prática da arte Aikido. Criamos nos últimos 20 anos uma rede de alunos, ex-alunos, clientes corporativos, amigos por todo Brasil que acompanham de perto ou de longe o nosso compromisso em fazer do Dojo um campo de aprendizagem e reconexão com a natureza criativa e amorosa da espécie humana.

Em 2014, o Dojo Harmonia abriu as portas para acolher múltiplas práticas e experiências de harmonia além do Aikido. Inúmeras oficinas e workshops tem sido oferecidos por diversos parceiros para fortalecer a vocação inspiradora do Dojo como um lugar de aprendizagem e empoderamento.

Sobre o poder sutil de um DOJO

Mostre Mais

Henrique Szklo

Nascido em Belo Horizonte (MG) e graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Henrique exerceu durante 18 anos a profissão de publicitário na área de criação, como redator e Diretor de Criação. Hoje é estudioso da criatividade e do comportamento humano, escritor, professor, designer gráfico e palpiteiro digital. Desenvolveu sua própria teoria - NeuroCriatividade Subversiva - e seu próprio método - Gestão do Pensamento. É professor no MBI da UFSCar, escreve no site Proxxima (M&M), é coordenador do curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte e Sócio da Escola Nômade para Mentes Criativas. Tem 8 livros publicados (humor e criatividade) e é palestrante de sucesso com passagens pelas principais capitais do país. É palmeirense.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios