Podcast | Rádio Cachola

Alexandre Versignassi, um jornalista superinteressado

Diretor de Redação da Superinteressante sempre sonhou em trabalhar na revista

Foi difícil conseguir uma data para a gravação, mas o Alexandre foi muito receptivo desde que o contatei pelo LinkedIn. Diretor de Redação de uma das revistas mais legais do Brasil, mostrou com seu espírito curioso e sensibilidade que ninguém melhor poderia ocupar este cargo.

Neste episódio, gravado nos estúdios da Play it Again, falamos sobre curiosidades, sua carreira, seu sonho do em trabalhar na revista desde pequeno, sua paixão por jornalismo investigativo e muitas outras coisas superinteressantes.

Quem é o Alexandre

Especialista em jornalismo científico, Alexandre Versignassi iniciou a carreira como repórter e colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Em 24 de janeiro de 2001, publicou a primeira matéria sobre blogs em um jornal brasileiro: Weblogs reinventam o uso da internet, onde citou os blogs de Lia Caldas e Flávia Durante, já desativados.

Saiu do caderno de Informática da Folha para a redação das revista Sapiens e Flashback, da Editora Abril. Ocupou o cargo de editor em ambas a partir de junho de 2005.

É editor das revistas Superinteressante e Aventuras na História, da Editora Abril, desde janeiro de 2006.Foi finalista do Prêmio Esso 2010, na categoria Revista, com Gabriel GianordoliLeandro Narloch e Sattu, com a matéria 19 mitos que você aprendeu sobre o Brasil, publicada na edição de junho de 2010 da revista Superinteressante.

Foi também finalista do Prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, na categoria Revista, com O lado escuro da comida, publicada na edição de dezembro de 2010 da Superinteressante, com Claudia CarmelloBarbara Axt e Eduardo Sklarz.Ganhou duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo: em 2006, na categoria Infografia, pela matéria Dublês em ação, publicada na revista Superinteressante de agosto de 2006, com Ana Paula ChinelliAdriano SambugaroLuiz IriaEber Evangelista e Jubran; e em 2010, na categoria Comportamento, com a reportagem Cachorros: por que eles viraram gente?, publicada na revista Superinteressante em março de 2009, com Larissa SantanaBruno Garattoni e Emiliano Urbim.

É autor do livro Cra$h! Uma breve história da economia ? Da Grécia Antiga ao Século XXI (LeYa Brasil, 2011). Para escrevê-lo, diz que tentou aplicar o conceito que aprendeu com a divulgação científica ao jornalismo econômico: tornar interessante aquilo que é relevante e mostrar a relevância do que parece apenas interessante.

Fonte: Portal dos Jornalistas

Mostre Mais

Henrique Szklo

Nascido em Belo Horizonte (MG) e graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Henrique exerceu durante 18 anos a profissão de publicitário na área de criação, como redator e Diretor de Criação. Hoje é estudioso da criatividade e do comportamento humano, escritor, professor, designer gráfico e palpiteiro digital. Desenvolveu sua própria teoria - NeuroCriatividade Subversiva - e seu próprio método - Gestão do Pensamento. É professor no MBI da UFSCar, escreve no site Proxxima (M&M), é coordenador do curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte e Sócio da Escola Nômade para Mentes Criativas. Tem 8 livros publicados (humor e criatividade) e é palestrante de sucesso com passagens pelas principais capitais do país. É palmeirense.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios