Mentes CriativasO que podemos aprender

Criação da Virgin Airlines foi aula de criatividade e inovação

Richard Branson prova que quem voa alto, chega antes ao seu destino

O subversivo Branson

Richard Branson é um conhecido magnata e muito criativo investidor britânico, fundador do Virgin Group e dono de mais de 400 empresas. Ele é o único empreendedor do mundo a construir oito empresas de bilhões de dólares em oito setores diferentes, e seu patrimônio líquido é de 5 bilhões de dólares e uns trocados.

Conhecido por sua ousadia, Richard Branson inclui em seu império as lojas Virgin Mega, Virgin Mobiles, Virgin Airlines e Virgin Galactic; a Virgin Spaceflight Company, aquela que vai levar pessoas para dar uma voltinha no espaço.

Em uma trajetória incomum, é evidente que são incontáveis as histórias que merecem ser contadas para o deleite dos simples mortais como nós. E uma delas, que é o tema deste post, são os eventos por trás da criação da Virgin Airlines, sua companhia de aviação comercial.

“Pessoas de sucesso começam antes de se sentirem prontas.” Richard Branson

Richard tinha quase trinta anos e estava indo para as Ilhas Virgens encontrar sua namorada. Uma provável coincidência já que sua empresa tinha justamente o nome Virgin. Enfim, seu voo, o último do dia para aquele destino, foi cancelado por um motivo qualquer. Ele estava realmente desesperado para encontrar sua amada, por isso resolveu fretar um avião particular. Ainda um empresário remediado na época, por isso sem verba para levar adiante tal extravagância, teve uma ideia digna de uma mente criativa e subversiva.

Tudo começou com uma viagem para ver a namorada

Branson pegou uma pequena lousa e escreveu “Virgin Airlines US$ 29”. Ele vendeu as passagens para as pessoas que também queriam ir para as Ilhas Virgens e usou o dinheiro para pagar o avião fretado. A partir daí, a semente de uma nova e promissora empresa estava lançada. Seus principais conceitos eram tratar seus clientes com respeito e transparência, sempre com um quê de inovação, algo que sabemos não ser comum neste mercado milionário.

A Virgin Atlantic Airlines foi considerada a quinta melhor companhia aérea do mundo em 2018 pelo site AirlineRatings.com.

O que podemos aprender

Esta singela história é uma aula de criatividade como solução de problemas

 

  • Ao fretar o avião, demonstrou um acentuado espírito criativo ao não se conformar com os reveses e tentar uma solução inédita. Criatividade, antes de mais nada, é a busca pela solução de problemas.
  • Mas sua ideia, apesar de boa, enfrentava um obstáculo aparentemente intransponível: a falta de dinheiro para levá-la adiante. E, mais uma vez, ele não desistiu e encontrou mais uma solução criativa: compartilhar o vôo com outros interessados. Mais um problema: como informar a galera? Resolveu este problema também. De forma simples e eficiente. Bravo!
  • As grandes ideias nem sempre surgem de grandes esforços de intenção. Às vezes são problemas que vivemos que nos mostram a necessidade de algo que ajude a resolvê-los para outras pessoas.
  • Boas ideias muitas vezes surgem de eventos aleatórios que nos despertam para novas possibilidades, mas é preciso estar sempre atento, ter uma mente aberta e saber sonhar acordado.
.

The crazy one

Para você ter uma ideia do prestígio de Richard Branson como empresário e, mais que isso, como personagem subversivo, no clássico comercial da Apple, “Think different”, ele aparece ao lado de pessoas como Einstein, Martin Luther King, John Lennon, Thomas Edison, Picasso e outros malucos. Não é pouca coisa.

Mostre Mais

Lena Feil

Gaúcha de nascimento e cidadã do mundo por opção, é formada em Desenho Industrial e Psicologia, é feminista e pensadora em período integral. Usa o cérebro para entender o cérebro. Estudiosa do comportamento e da criatividade, entusiasta da vida, viciada em novidades, em filosofia, no ser humano e em coisa mundanas também. É absolutamente fascinada por crianças, adora café, ama viajar, é geralmente divertida, e – às vezes – esnobe. Hoje, atua com Coolhunter da Escola Nômade para Mentes Criativas, sempre em busca do que existe de mais subversivo, inteligente e relevante em todas as partes do mundo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − dez =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios