Ensinamentos de São Magaiver

A mente é um Castelo de Legos construído por nós mesmos

Segunda parte do artigo sobre a construção de nosso conjunto de crenças

Leia a primeira parte deste artigo
Os anos passam e as torres ficam cada vez mais altas

Com a imagem do Castelo de Legos na cabeça vai ficar mais fácil de você entender porque as pessoas têm tanta dificuldade de mudar, de se transformar, de alterar seu comportamento, de repensar questões fundamentais de sua vida.

Imagine que seu castelo já possui várias torres bem sólidas e você descobre que uma peça colocada lá embaixo não é compatível com uma determinada realidade com a qual você se defrontou. Ao desejar retirar a peça indesejada, você terá de se livrar de um bom pedaço de sua torre e começar tudo de novo. Como fazer? Você tem coragem de desmontar boa parte desta torre que demorou tanto e que custou tanto a construir? E, independente da coragem, vale a pena o sacrifício? Faz sentido? E depois, o que vai acontecer? Será que conseguirá erguer outra estrutura? Sem contar o desânimo e a preguiça de começar um processo que achávamos resolvido. E mais: a sensação de vazio que certamente tomará conta de você após a derrubada da torre. Pronto. Está deflagrada uma crise. E quanto mais o tempo passa, mais peças são colocadas sobre a construção e mais difícil fica mudar as coisas fundamentais que formam a sua estrutura. Você constrói torres acima de conceitos. Se a base está errada, o resto estará totalmente comprometido.

A Placa Verde, nosso código genético

Temos aquela Placa Verde, uma plataforma que serve como base de nossa existência, ou seja, nosso código genético. Nascemos com ela e tudo é construído a partir dela. Depois começamos a encaixar as peças que vão servir como sustentação para todo o resto. Esta sustentação está relacionada às questões mais básicas da vida de uma pessoa. Como seu cérebro funcionará, como será seu caráter, seu comportamento, seu modus operandi etc. E a partir daí nosso castelo seguirá para as alturas, sempre na sequência desta sustentação. Tudo será erguido a partir dessas primeiras peças que são o ponto de partida na construção da personalidade do indivíduo. Não vejo mesmo como mudar depois de definido o caminho. As peças lá de baixo, que formam a sustentação, não serão modificadas a menos que a torre inteira venha abaixo. E isso é uma tragédia que ninguém merece passar.

Nosso código genético é o princípio de tudo

Aquilo que aprendemos na infância praticamente é esculpido em nossa mente. Não tem muito como mudar. Até os sete anos, dizem os especialistas, estamos formando a nossa mais profunda estrutura emocional. A partir daí, tudo é consequência.

Vamos pegar como exemplo a última Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Você provavelmente foi alfabetizado utilizando como regra o código anterior. E como a alfabetização ocorre justamente até os sete anos de idade, estes padrões se encontram hoje na base de seu Castelo de Legos. Por isso, lamento dizer, mesmo que tenha conhecimento sólido de todas as novas regras, você vai passar o resto de sua vida se incomodando com elas. Cada vez que escrevo “ideia”, por exemplo, me dá um desconforto, porque sempre acentuei esta palavra e, mesmo sabendo que não existe mais este acento, a lembrança de sua existência me exaspera. Ainda vivem pessoas que foram alfabetizadas utilizando um código anterior ao anterior e até hoje escrevem, por exemplo, “ele” com acento, ou seja, “êle”. É possível se reprogramar a ponto de não percebermos mais o padrão anterior? Claro que sim, tudo é possível. Porém, a informação está guardada em um local tão profundo em nossa mente, nos porões de nosso castelo, que dificilmente seremos capazes de realizar qualquer tipo de interferência.

Um Castelo para chamar de meu

Os Castelos de Lego são universos particulares. Cada pessoa tem uma estrutura exclusiva e própria de conexões neurais, pois cada uma passou por experiências diferentes e aprendeu o que aprendeu de formas diversas. A minha lógica não é a sua lógica. O que para mim é fácil, é óbvio, é claro e transparente, pode não ser para você e vice-versa. Mesmo pessoas que têm um pensamento muito similar possuem castelos com características próprias. Cada um enxerga as coisas a partir de sua própria lógica. Você sabe: o Pedrão¹ é um óculos pelo qual enxergamos o mundo. Se você perguntar para mil pessoas o que é a vida para elas, provavelmente você vai ouvir mais ou menos a mesma resposta, mas com diferentes pontos de vista.

Tá a fim de tirar uma pecinha lá debaixo?

Uma pizza não é apenas uma pizza

Pense na pizza, talvez a comida mais popular do mundo. Ainda não fui em um país onde não se fizesse pizza. Mas apesar do nome e da identificação do alimento, cada lugar do mundo faz a pizza de um jeito diferente. Cada povo tem a sua crença do que é uma pizza. Uns usam mais farinha, outros usam mais água, outros usam quantidades diferentes de fermento, e podemos listar uma lista imensa de diferenças entre todas as pizzas feitas no mundo. Mas todas elas são pizzas. Ou seja, a construção da rede neural do indivíduo (a receita da pizza) é feita de forma diferente. Mas todas chegam mais ou menos ao mesmo conceito (a pizza em si).

Sim, isto é uma pizza!

Cada um no seu castelo

Cada um aprende como as coisas são ou funcionam do seu jeito, bem particular, e é desta forma que ele continuará funcionando, sendo muito difícil mudar. É como você aprender um jeito de ir de casa ao escritório e alguém um dia lhe mostrar um caminho muito mais curto, mas que exija várias conversões e uma boa memória. Em muitos casos as pessoas preferirão continuar fazendo o caminho mais longo e mais conhecido, que um caminho novo, mesmo que mais curto.

Semana que vem, a terceira e última parte deste artigo

 

Mostre Mais

São Magaiver

Santo protetor da Criatividade e da capacidade de nos adaptarmos à novas situações de maneiras inusitadas. Ele é o mestre das soluções de problemas, um verdadeiro modelo de comportamento no que diz respeito à utilização do que se tem a mão para resolver problemas dos mais diferentes tipos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Considere dar uma força pra gente desabilitando seu bloqueador de anúncios