
Conheço o Fernando Vieira desde a Faculdade, quando fizemos um curso bem mequetrefe de teatro. Nós dois aprendemos muito lá. Eu, que não servia para ser ator e ele, que essa era a profissão que ele iria seguir para o resto de sua vida. Mas desde aquela época já ficava claro que ele seguiria o caminho do humor. Sempre foi um cara engraçado e antes mesmo de estudar qualquer coisa já era um mímico bem razoável.
E ele não ficou de brincadeira. Quando ainda era muito incomum (e caro) alguém sair do Brasil para estudar, o Fernando botou as caras e foi pra Europa. Trabalhou como garçom e fez os cursos que todo pretendente a clown no mundo sonha: na Itália estudou “Commedia Dell’arte” com Antonio Fava, em Londres mímica com Desmond Jones e David Glass e clown e “Le Jeu” com Philippe Gaulier. Procura na internet que você vai ver que os caras são os grandes mestres.

Hoje ele é ator, mímico, professor de mímica e clown. E dos bons. Não sei nem se tem alguém no Brasil mais preparado do que ele. Eu não entendo nada desta área, mas como ele é meu amigo, posso afirmar com convicção que não, não tem ninguém mais preparado que ele para ensinar uma das manifestações artísticas mais lindas e românticas criada pelo ser humano.
Quando eu o convidei para fazer o Master Class sabia que iria sair um negócio muito legal. O Fernando nos apresentou o espírito clown de uma forma tão apaixonada e singela, que eu e a Lena ficamos encantados. Espero que você assista os vídeos para sentir a mesma coisa que a gente.
São 16 vídeos tratando com a maior abrangência possível sobre esse assunto tão diferente e sedutor. Mas sempre com o ponto de vista da Criatividade e do Comportamento Humano, que, afinal de contas, é pra isso que esse portal existe. No primeiro vídeo você vai ver 5 sketches curtos e muito divertidos do mestre. Até porque não confio em quem ensina e não sabe fazer. Você vai ver que ele sabe fazer.
O Fernando é um ótimo professor: fala com clareza e objetividade. E seu conhecimento, você vai ver, é admirável.
Posso garantir que a gente fez tudo com o maior carinho: para oferecer um material de qualidade e com conteúdo relevante aos nossos alunos, mas também para honrar este grande profissional que tem dedicado à sua vida à arte de forma brutalmente honesta, aberta e destemida. Mas, acima de tudo, com amor pelo que faz.
Muito obrigado meu querido.