IdeaListas

8 razões para você não se adaptar ao futuro

É claro que você precisa se adaptar ao futuro. Mas vai ser muito melhor se você criar o seu próprio

Darwin dizia que só sobrevive quem se adapta. Existem, porém, outros aspectos importantes a se levar em consideração com relação ao nosso futuro, seja como indivíduos, seja como espécie.

Nesta lista, você vai encontrar algumas provocações que foram criadas com o propósito de gerar reflexões saudáveis, sem a pretensão, portanto, de se apresentarem como verdades absolutas e inquestionáveis.

Se você gosta de pensar, esta lista é pra você.


A capacidade de se adaptar é fundamental para nossa sobrevivência. Mas sobreviver é diferente de viver

Todos os animais nascem com a capacidade inata de se adaptar para que possam sobreviver a novos eventos. Porém, os irracionais ambicionam apenas isso: sobreviver. O que nos faz diferentes deles é o desejo de ter uma boa vida, confortável, que valha a pena ser vivida, nos realizando pessoal e profissionalmente. Usamos a criatividade para nos adaptar mas também para nos transformar como indivíduos na busca pela chamada felicidade. Sobreviver é apenas manter-se vivo. É muito pouco para se conformar.


Pode ser que os outros se adaptem melhor do que você, reduzindo seu espaço profissional

O processo de adaptação a novas realidades é muito mais complexo do que possa parecer. Prova disso é que a natureza se utiliza desse mecanismo para selecionar quem vai viver e quem vai ficar para trás. Existem muitos tipos de mudanças assim como existem muitos tipos de pessoas. Por mais inteligente e perspicaz que você seja, não há garantias de que vá encontrar a melhor maneira de se adaptar as necessidades do futuro. Criando seu próprio, do seu jeito, quem vai estar na frente é você.


O futuro causa ansiedade. Criar o próprio futuro gera mais confiança do que esperar por ele

Outra de nossas importantes ferramentas de sobrevivência é o medo. Medo do novo, do que não conhecemos, do que não temos controle. E o futuro se encaixa perfeitamente nestas 3 condições. Não é uma fraqueza, mas uma necessidade, uma precaução essencial. É natural, portanto, que o futuro nos cause ansiedade, ainda mais no ritmo acelerado em que as mudanças ocorrem nos dias de hoje. Criando seu próprio futuro, você poderá vislumbrar um horizonte que hoje não aparece no seu radar.


O futuro pode ser totalmente diferente do que predizem os especialistas

O futuro é tão imprevisível que mesmo utilizando avançadas tecnologias o ser humano ainda não consegue nem cravar se vai chover ou não no dia seguinte. Quando pensamos nos eventos totalmente inesperados, comuns na história da humanidade, a missão fica absolutamente impossível. Estudiosos apontam tendências, mas de repente uma pandemia mundial coloca essas tendências no lixo. Criando seu próprio futuro você estará mais preparado e estruturado para enfrentar novas realidades. Não há garantias de que você irá se dar bem, mas suas chances se tornam bem maiores.


O futuro pode chegar mais rápido do que sua capacidade de se adaptar. E aí pode ser tarde demais

Nossa capacidade de adaptação é extraordinária, mas ainda sim limitada. Não acontece de um dia pro outro. Exige tempo. Mas às vezes, tempo é o que não temos. Eventos inesperados podem colocar toda a nossa estrutura de vida em xeque, sem perspectivas e esperança. Neste contexto, esperar para ver o que vai acontecer não é das melhores decisões. Ao criar seu próprio futuro, você já vai se preparando, adquirindo experiência e confiança. Mesmo que lá na frente o bicho pegue, você terá mais ferramentas e estrutura emocional para experimentar novos caminhos.


As profissões disponíveis do futuro podem não ser compatíveis com suas habilidades naturais

Ninguém é obrigado a saber tudo, a ser aquela pessoa ou profissional com todas as qualidades que se espera dela, até porque isso é impossível. Pessoas são diferentes, com qualidades, personalidades e habilidades diferentes. As exigências atuais com relação ao que somos e o que precisamos obrigatoriamente saber, fazer funcionam muito mais como opressão do que como motivação. Ao invés de sofrer com suas “deficiências”, crie seu próprio futuro, privilegiando o que você sabe e gosta de fazer.


Se adaptar significa que você vai ter que escolher entre alternativas que não foi você quem definiu

A sociedade é especialista em definir o que cada um de nós tem de ser e fazer para sobreviver. Quantas pessoas no mundo não trabalham naquilo que gostam, comprometendo sua realização pessoal e sua felicidade? O futuro próximo exigirá de todos novas maneiras de se viver e trabalhar. Apesar das incertezas, é uma grande oportunidade de mudar, de encontrar novas alternativas. De fazer aquilo que você nasceu pra fazer. Criar o próprio futuro é, antes de tudo, poder fazer escolhas, de tirar de mãos alheias o poder sobre sua vida e seu destino.


Se adaptar não é empreender. Empreendedor é aquele que cria seu próprio futuro.

Os verdadeiros empreendedores se caracterizam pela coragem, pela iniciativa, mas, principalmente pela capacidade de enxergar novas realidades. Só para lembrar, nos adaptar é uma qualidade inquestionável. Mas o combustível para a evolução sempre foi a vontade de grupos ou indivíduos de fazer diferente, de encontrar novas e melhores maneiras de se fazer as mesmas coisas. E, em casos extremos, de criar novos comportamentos. Não existe idade para se buscar uma vida melhor. Se você ainda não empreendeu, o futuro é a sua melhor chance.


#crieseufuturo

Mas o que significa criar seu próprio futuro?

Para estar apto a criar seu próprio futuro, você precisa expandir sua mente, pensar com a própria cabeça, ganhar mais confiança em si mesmo, adquirir a capacidade de enxergar novos horizontes, aprender a se desafiar, a fugir de soluções fáceis para problemas complexos, melhorar a autoestima, se acostumar ao risco, experimentar o aprendizado cognitivo, enfim, ser mais criativo.

E foi com o propósito de colaborar com as pessoas nessa jornada que criamos o Workshop de Criatividade SHIFT – Mude Sua História com Criatividade.

Um curso completo, que abrange todos os aspectos relacionados à criatividade, desbloqueio criativo e evolução pessoal, com teoria, dicas super úteis e técnicas, além de um desafio final cujo resultado você poderá usar na vida real.

Mais de 80 horas de conteúdo, incluindo 30 minutos de mentoria individual com o prof. Henrique Szklo.

Um curso online, mas terrivelmente interativo, com utilização de um aplicativo divertido e ótimo para aprendizado.

Clique no botão abaixo e dê uma olhada. Mas faça isso agora. No futuro, pode ser tarde.

GOSTOU? ENTÃO APROVEITA E ASSINA NOSSA NEWSLETTER

Assim você fica por dentro de tudo o que acontece em nossa escola

Política de Privacidade

Mostre Mais

Coord. Pedagógica

Equipe multidisciplinar composta por filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, semiólogos, zoólogos, paleontólogos, teólogos, epistemólogos, tarólogos, bacteriólogos, monólogos, ufólogos, podólogos e egiptólogos, responsáveis por definir os caminhos pedagógicos da Escola Nômade para Mentes Criativas,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo